Roku está testando anúncios intrusivos, e patentes provam seu potencial para entregar anúncios “interrupitivos”. Recentemente, a empresa testou anúncios irritantes, obstrusivos, até o mês passado.
Roku, proprietária de um dos sistemas operacionais de TV conectada mais populares do país, anda na linha tênue quando se trata de publicidade. O sistema operacional da Roku vive em TVs inteligentes de baixo custo, sticks de streaming e projetores. Para compensar as perdas com hardware barato, a Roku depende da venda de anúncios ao longo do seu sistema operacional, incluindo protetores de tela e a tela inicial.
Esse modelo de negócios tem levado a Roku a testar novas formas de mostrar anúncios que testam a tolerância dos usuários. A empresa afirma que não quer que os anúncios em sua plataforma sejam considerados intrusivos, mas há motivos para se duvidar dessa promessa.
Imagem: Interior de sala de estar moderno com uma grande tela de TV exibindo um sistema. (Fonte: Freepik)
Anúncios não-“interrupitivos”
Em uma entrevista com The Verge nesta semana, Jordan Rost, chefe de marketing de anúncios da Roku, enfatizou que a Roku tenta entregar apenas anúncios que não interrompam os espectadores.
Anúncios testados e feedback dos usuários
A Roku foi lembrada em março de como os anúncios em seu sistema operacional poderiam ser percebidos como “interrupitivos” quando testou anúncios em vídeo que carregaram antes de os usuários verem a tela inicial do sistema operacional da Roku. O teste foi um anúncio do filme Moana 2. Houve uma reação negativa, especialmente entre os usuários que não sabiam que o formato do anúncio era um teste ou que era possível fechar o vídeo.
Apesar das críticas, a Roku ainda planeja encontrar maneiras de tornar os anúncios em sua plataforma mais “compráveis, interativos e relevantes”.
Imagem: Design utilizando a interface. (Fonte: Freepik)
Patente de anúncios interruptivos
Uma das patentes mais preocupantes da Roku, recebida em 2024, permite mostrar anúncios sobre qualquer conteúdo conectado a uma TV Roku por meio da porta HDMI. A tecnologia inclui “módulos múltiplos dedicados à detecção e análise de conteúdo na tela, inserindo anúncios sobre uma transmissão de vídeo existente”.
O futuro dos anúncios da Roku
Embora a Roku não tenha implementado essa tecnologia e possa nunca implementá-la, a patente destaca como empresas como a Roku estão dependendo de novas formas de forçar anúncios aos usuários, o que a torna atraente para os anunciantes.
Autor: Scharon Harding.
Fonte original: Roku tech, patents prove its potential for delivering “interruptive” ads.
Consulta feita em: 25/04/2025 às 17:23.
ACESSE AGORA - CG ELETRONIC
Confira os lançamentos mais inovadores em tecnologia! Acesse a CG Eletronic e veja os melhores produtos para facilitar sua rotina com qualidade e eficiência.
Saiba Mais